Coreia do Sul X Coreia do Norte

Coreia do Sul sugere suspensão da Coreia do Norte na ONU.


Genebra, 28 Fev 2017 (AFP) - A Coreia do Sul sugeriu na terça-feira uma suspensão dos "direitos e privilégios" da Coreia do Norte na ONU e sua exclusão da Conferência sobre o Desarmamento, após o assassinato do meio-irmão do líder norte-coreano na Malásia.

Durante a Conferência sobre o Desarmamento, órgão da ONU em Genebra, o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yun Byung-se, exigiu "medidas coletivas" contra a Coreia do Norte.

Este pedido chega depois do procurador-geral da Malásia anunciar que duas mulheres serão acusadas pelo assassinato em Kuala Lumpur de Kim Jong-nam, que morreu devido a um agente neurotóxico.


O meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un foi assassinado em 13 de fevereiro no aeroporto internacional de Kuala Lumpur. Segundo Seul, o crime foi planejado por Pyongyang. 

"No dia seguinte deste ato de ódio na Malásia, temos que analisar as medidas para as próximas semanas e meses", declarou Yun Byung-se, acrescentando que "chegou o momento, para todos nós, de examinar seriamente a necessidade de tomar medidas extraordinárias", inclusive na ONU.

"Isto poderia ser na forma de suspensão dos direitos e privilégios como membro da ONU, como prevê a resolução 2321 do Conselho de Segurança", afirmou o ministro.

"Se o governo da Malásia concluir que as autoridades da Coreia do Norte estão por trás deste ato criminoso, é importante que a Conferência sobre o Desarmamento questione a qualidade de membro da Coreia do Norte", acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adele says that faced depression before and after the child's birth

Em Santa Maria, prefeito eleito sofrerá com desconfiança e fantasma da Kiss

Italy: Police arrest two suspects in a city near the G7