EUA acredita que líder do EI está vivo


Washington, 31 dez 2016 (AFP) - O Pentágono disse nesta sexta-feira que acredita que o chefe do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr Al Bagdadi, está vivo, apesar das numerosas operações realizadas pela coalizão liderada pelos Estados Unidos para matá-lo.

"Acreditamos que Al-Bagdadi está vivo e segue liderando o ISIL (acrônimo do EI). Obviamente estamos fazendo tudo o que podemos para monitorar seus movimentos", disse o porta-voz do Pentágono Peter Cook à rede de televisão CNN.

"Se tivermos a oportunidade, sem dúvida aproveitaremos para levá-lo à Justiça".

O governo americano elevou para 25 milhões de dólares a recompensa que oferece por informações sobre o paradeiro do líder do EI.

O grupo jihadista publicou em 2014 o único vídeo que se conhece de Al-Bagdadi, no qual aparece vestindo uma túnica e um turbante negros.

Cook assinalou que Al-Bagdadi está isolado porque os ataques da coalizão liquidaram muitos líderes do EI.

"Está difícil para ele encontrar conselheiros e confidentes porque muitos já morreram", explicou o porta-voz do Pentágono.

Segundo o governo iraquiano, Al-Bagdadi nasceu em 1971 em Samarra, cidade situada ao norte de Bagdá, e supostamente se tornou jihadista após os Estados Unidos invadirem o Iraque, em 2003, quando ficou detido em uma prisão americana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adele says that faced depression before and after the child's birth

Em Santa Maria, prefeito eleito sofrerá com desconfiança e fantasma da Kiss

Venezuelan President Nicolas Maduro considers "positive" process of installation balance to dialogue